Pular para o conteúdo
Início » Puberdade Precoce

Puberdade Precoce

Puberdade Precoce, saiba mais!

Puberdade normal – o que é normal durante a puberdade?

Primeiramente, a puberdade é a transição que ocorre entre a infância e a vida adulta, caracterizada por desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, desenvolvimento das gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos), desenvolvimento da função reprodutiva, assim como modificações físicas e psicológicas. 

Porém, o tempo de início das características da puberdade de cada criança são bastante influenciados por fatores genéticos (como foi a puberdade da mãe e do pai), e também por fatores raciais, ambientais, sociais. 

Como ocorre a puberdade em meninos?

Nos meninos a puberdade normalmente se inicia entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal da puberdade nos meninos é aumento do volume dos testículos, que atinge 2,5 cm de diâmetro (equivalente a 4 mL). Assim, o surgimento dos pelos pubianos e axilares, que chamamos de pubarca, não é o primeiro sinal de puberdade, e geralmente ocorre posteriormente.

Como ocorre a puberdade em meninas?

Enquanto isso, nas meninas, a puberdade normalmente se inicia entre 8 e 13 anos. Assim, o primeiro sinal da puberdade no sexo feminino é aumento na velocidade de crescimento, o chamado “estirão puberal”, seguido do surgimento do broto mamário, o primeiro sinal de desenvolvimento das mamas, que chamamos de telarca. Depois vem a pubarca, que é o surgimento dos pelos pubianos e axilares. Por último, vem a menarca (em torno de 13 anos), que é a primeira menstruação da menina. 

O surgimento dos pelos pubianos e axilares é sinal de puberdade?

Chamamos o início dos pelos pubianos de pubarca. Ou seja, o aparecimento de pelos pubianos e/ou axilares antes dos 8 anos (meninas) ou 9 anos (meninos) pode ser algum sinal de precocidade. Ademais, a pubarca pode surgir junto com alguns outros sinais de elevação de alguns hormônios androgênicos, como acne, oleosidade da pele, odor axilar, odor corporal. Esses hormônios são principalmente de origem das glândulas adrenais e não necessariamente são um sinal de puberdade precoce, mas sempre que ocorre a pubarca precoce ela deve ser avaliada por um endocrinopediatra. 

A idade da menstruação da minha filha é normal?

A princípio, a menarca (primeira menstruação) que ocorre aos 10 anos ou após essa idade em meninas pode ser considerada em uma idade normal, por mais cedo que os pais costumem achar. 

Sendo assim, o estirão de crescimento, momento em que os adolescentes crescem de 10 a 12 cm ao ano, também é um marco da puberdade, sendo que nos meninos ocorrem mais tardiamente que nas meninas. 

O que é Puberdade precoce?

A puberdade é considerada precoce quando os seus primeiros sinais surgem:

  • Antes dos 8 anos nas meninas (ou menarca antes dos 9 anos)
  • Antes dos 9 anos nos meninos

A puberdade precoce ocorre mais frequentemente em meninas. Toda situação de puberdade precoce deve ser cuidadosamente avaliada por um endocrinopediatra. Na grande maioria das vezes, não há uma causa bem definida para a precocidade, esses casos chamamos de puberdade precoce idiopática. Todas as formas de puberdade precoce, em meninos e meninas, têm tratamento.  

A puberdade precoce tem tratamento?

O tratamento da puberdade precoce varia conforme a causa, sendo alguns exemplos a cirurgia, uso de medicamentos tanto injetáveis quanto medicação via oral em alguns casos.

A puberdade precoce é uma doença que deve ser prontamente reconhecida e tratada, tanto pela causa que a desencadeou que são situações eventualmente graves e tratáveis quanto para evitar as consequências maléficas que a antecipação da maturação sexual pode levar a essas crianças.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Dra. Lorena Guimarães Lima Amato

Clínica Médica e Endocrinologia 

CRM 141594 – RQE 50079



  • Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (2009);
  • Formação em Clínica Médica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP 2010 e 2011);
  • Formação em Endocrinologia pela pela Universidade de São Paulo (FMUSP 2012 e 2013);
  • Estágio no Brigham and Women’s Hospital vinculado a Harvard Medical School;
  • Doutora em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo (tema: genética do hipogonadismo);
  • Especialista em Edocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM) e Endocrinologia pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP);
  • Endocrinologista do Instituto Amato – Hospital Dia;
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *